21.3.13

Como foi a cirurgia?

Cheguei no hospital às 8h da manhã com meu marido. Em seguida chegaram mãe, pai, irmã, tia e prima. Dei entrada no internamento e aguardei que me levassem para o quarto. Então chegou a nutricionista que anotou todos os meus dados e meu coração temia por uma pergunta: qual o seu peso? As pessoas da minha família ali e eu morrendo de vergonha. Foi aí que em vez dela fazer essa pegunta disse: vamos para a balança? Nossa, que alívio...

Me pesei, ela anotou no prontuário e fomos para o quarto. Chegando lá, algo dentro de mim disse: - tenho que vencer essa vergonha, esse sentimento de inferioridade por causa de meu peso. Então, revelei a todos. Ninguém demonstrou espanto ou pena de mim. Tirei um peso de minhas costas. Nunca tinha dito isso a ninguém!!! Fiquei orgulhosa de mim mesma. E agora coloquei-o na tabela ao lado para não fugir à regra da blogosfera, da qual faço parte desde 2005!!!!!

Depois tomei banho, vesti aquela roupa horrorosa de hospital e que não me causa boa impressão e a meia anti-trombo. A partir daí, já comecei a sentir um pouco de pena de mim mesma, pensar em como me permiti chegar ao peso que cheguei, em ir para uma mesa de cirurgia por uma escolha minha... Daí em diante comecei a ficar triste. Todos estavam no meu quarto conversando, me dando força e meu pensamento nessas coisas e em meu filho que estava em casa. Em seguida a médica me deu um bromazepan e me levou para o centro cirúrgico.

Meu coração acelerou. Lá encostaram minha maca e fiquei esperando o médico. O anestesista chegou, conversou um pouco comigo, me levou para a sala e começou a me preparar. Um monte de injeções, medicações, outras pessoas foram chegando. A sala estava cheia e aí não vi mais nada. Quando abri os olhos estava chegando no quarto com um sono insuportável. Completamente anestesiada fiquei lá dormindo. A cirurgia foi dia 13 de março às 14h20, terminou às 16h30. Minha família ficou até as 22h, depois só minha mãe, que era a minha acompanhante.

No dia seguinte 14-03 acordei com a barriga dolorida. Não era exatamente o estômago e sim toda a barriga. Tinha também soro e dreno. Não me sentia mal fisicamente mas aquele ambiente de hospital, roupas, soro, enfermeira entrando toda hora, dreno... Aquilo me incomodava mesmo. Então chegou a primeira refeição: 30ml de suco de laranja-lima. De 1 em 1 hora foram chegando as demais. Chá de erva-doce, suco de lima, água de coco. Golinhos bem pequenininhos e não sentia nada. Passei um dia razoável. À noite, comecei a ter mal estar, enjoo e muitos gases. Passei a noite inteira vomitando uma gosma marrom e com um odor insuportável, e aquilo foi me estressando muito. Pensei que ia morrer pois vomitava a cada 5 minutos e sentia muuuitos gases. Minha mãe tentava ficar calma e me acalmar, as enfermeiras diziam que era normal acontecer aquilo com alguns pacientes que faziam esse tipo de cirurgia. Então liguei para o médico e ele disse que ficasse calma que era normal acontecer de alguma secreção ficar no estômago e provocar aquilo. Não dormi nada à noite por conta dos vômitos.

No dia seguinte 15-03, estava super cansada e estressada. O médico foi me ver e disse que tinha que ficar calma pois havia feito a opção de mudar de vida, e que essa cirurgia é a "cirurgia da paciência"!!! Não tenho dúvidas disso! Orientou que, enquanto os vômitos não cessassem tinha que ficar de dieta zero. Depois da cirurgia todas as minhas medicações foram suspensas. Meu cirurgião havia dito que não era pra tomar mais nenhuma. Como já disse aqui, sou hipertensa (tomo 2 medicações diárias) e faço tratamento para ansiedade (tomo 1 medicação diária). Tudo isso foi suspenso e somado ao nível de estresse que fiquei minha pressão arterial foi para 18 por 11. As enfermeiras voltaram a ligar para meu médico, que autorizou que retomasse toda a minha medicação. Tudo trituradinho. Tomei e fui melhorando aos poucos.

Fiquei de dieta zero até parar de vomitar que foi dia 16-03 ao meio dia. Voltei a tomar os líquidos. Já me sentia melhor e o vômito tinha cessado passei um dia mais tranquilo e meu filho e minha casa não saíam da minha memória. Fiquei com minha mãe ma-ra-vi-lho-sa todo o dia conversando e ela tentando me distrair. Durante todos os dias além das milhares de enfermeiras que entravam e saiam do quarto com medicações, aparelho de medir pressão, temperatura, dar banho, esvaziar dreno, ainda tinha 3 visitas diárias com fisioterapeutas para fazer exercício. Não acreditava naquilo!!! Operada e fazendo exercício 3 x ao dia. Coisa leve, é claro!

No dia 17-03 (domingo) tive alta, e essa é uma história para o próximo post.

2 comentários:

  1. Oi Alice, to chegando no seu cantinho agora, conhecendo a sua história.
    Estou torcendo por você!
    Sucesso!
    bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, sou nova por aqui, mas tenha certeza que voltarei mais vezes. Primeiro para acompanhar a sua vitoria! E depois, para decidir se faço ou nao a cirurgia. Estou num misto de duvidas... As vezes tenho certeza que é isso que quero, as vezes o medo bate e desisto....

    Boa sorte.

    Continue forte na batalha e no blog, quero saber como andam as coisas.... Bjs

    ResponderExcluir