27.9.18

Trabalhar a cabeça

A compulsão é algo realmente difícil de lidar. É uma espécie de monstro que mora dentro da gente. Penso que aprendemos a conviver com ele, ou se tivermos muito sucesso, conseguimos reprogramar nossa mente e consequentemente nosso comportamento para não entrar nesse ciclo autodestrutivo.

Assim, fiquei pensando no que desencadeava o meu comportamento compulsivo:

1. Situações de grande stress;

2. Frustrações;

3. Elevado grau de exigência com minha autoimagem;

4. Aquele pedacinho que a gente diz: - Só um pedacinho, não faz mal!

Acredito que dei importantes passos com relação a essa doença: constatei que algo não ia bem comigo e busquei ajuda em 2008. Comecei a fazer terapia e com essa ajuda, tomei consciência de que tenho compulsão e passei a conhecer as causas. A grande questão é evitar esses gatilhos enumerados acima e, uma vez estabelecidos, buscar formas diferentes de lidar com eles de outro modo que não seja comendo pois não quero engordar tudo novamente. Não, definitivamente, isso não irá acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário